Cão morre de fome em exposição
Artista da Costa Rica alvo de contestação mundial
Um artista da Costa Rica pôs um cão vadio em exposição na Nicarágua e deixou-o morrer à fome e à sede. Disse que estava a pôr à prova a hipocrisia das pessoas, mas está a ser alvo de forte contestação. Guillermo Habacuc Vargas expôs numa galeria de arte em Manágua um cão vadio que foi buscar a um bairro da lata. Sem água e sem alimentos, o cão morreu, na exposição, à vista de toda a gente. Maria do Céu Sampaio, presidente da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal está indignada. Afirma que "isto não é arte, mas é única e simplesmente tortura num animal que não se pode defender". O cão morreu de fome à vista da frase "tu és aquilo que lês"... escrita com biscoitos para cão na parede da galeria de arte. Isabel Carlos, curadora de exposições de arte contemporânea, afirma que este tipo de arte não tem lugar nas suas exposições por ser "o chocar pelo chocar, o murro no olho, e arte baseada na provocação".
Sem esclarecer se o público sabia que o cão estava a ser deliberadamente deixado morrer por inanição, Guillermo Vargas disse pretender chamar a atenção para a hipocrisia das pessoas. "O animal transformou-se em centro das atenções por estar num local onde as pessoas querem ver arte, mas ninguém ligaria se ele estivesse a morrer de fome nas ruas. Ninguém libertou o cão, ou lhe deu de comer, ou chamou a polícia. Ninguém fez nada", disse ao jornal “Nácion”.
Guillermo Vargas foi seleccionado para representar o seu país, a Costa Rica, na bienal de arte centro-americana de 2008, a realizar nas Honduras. A decisão suscitou fortes reacções e deu lugar a uma petição na Internet, com mais de 92 mil assinaturas, a exigir que Vargas não seja aceite na exposição.
1 comentário:
A minha questão quando li a notícia foi também esta: O que pensaram todas as pessoas envolvidas (e não são assim tão poucas!) na realização e manutenção da "exposição"? E os inúmeros visitantes? Até mesmo o pessoal da limpeza, da segurança? NADA! NINGUÉM FEZ ABSOLUTAMENTE NADA! Não se deram ao trabalho! Mas agora podem assinar a petição para aliviar um pouco a consciência… A hipocrisia reina. Sim, e depois? Todos sabemos que por vezes é até (um mal) necessário! É pena, mas é verdade! Não me parece é que seja necessário comprovar a realidade de modo tão vil e à custa do sofrimento de um animal! Se queria REALMENTE provar alguma coisa sobre a hipocrisia das nossas vidas (ou da dele!) o “artista” DEVIA ter-se exposto a ELE … não se perdia nada!!! E o impacto da afirmação talvez fosse maior!
Enviar um comentário