18 de outubro de 2007

Galeria de Arte

Termina exposição sobre animais na arte através dos tempos
Terminou a exposição que mostrava como artistas de várias épocas retrataram o mundo animal. A mostra esteve patente no museu Wallraf, na cidade alemã de Colónia, e incluiu obras de pintores tão famosos como Vincent van Gogh, Eugène Delacroix, e Franz Marc.
Um total de 150 obras entre pinturas, esculturas, animais empalhados, fotografias e cerâmica.
A exposição exibiu uma série de três pinturas .raras de Vincent van Gogh, cada uma delas com um animal: um caranguejo, uma borboleta e um morcego.
Evolução
A partir do século XV os europeus entraram em contato com animais exóticos trazidos pelas expedições.
Estes animais foram pintados por vários artistas que, principalmente nos séculos XVI e XVII, os retractavam em paisagens européias ou misturados com a fauna local.
O primeiro zoológico público abriu em Paris, em 1792 e influenciou a visão dos artistas, que já não se satisfaziam em pintar animais estáticos mas sim em acção.
Em 1859 a publicação da teoria da evolução de Darwin muda novamente o ponto de vista dos artistas, que se começam a interessar mais pelos macacos e a retratar os animais no seu habitat natural.
Telas:
tela do honlandês Vincent van Gogh, Caranguejo caído de Costas
tela de 1880 por Wilhelm Truebner -tigres e gazela
tela de Eugène Delacroix, 1830 - Tigre Brincando
tela de pintor Gabriel Max, de 1889 - cão
tela de Tethard Philip Christian, de 1776 que mostra como no século XIX, os primatas não eram retractados no seu habitat natural.
tela de Franz Marc, 1913, três gatos e um estilo mais moderno e menos naturalista de retractar os animais na pintura.




Sem comentários:

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...