26 de outubro de 2007

Estante

Dog Behaviour, Evolution, and Cognition
de ADAM MIKLOSI
304 pag
Oxford University Press, USA (Janeiro 21, 2008 - a Não Perder!)

Dog Behaviour, Evolution, and Cognition é o primeiro livro a sintetizar as últimas investigações sobre comportamento, evolução e cognição do cão.
O autor apresenta uma nova aproximação e compreensão do comportamento do cão, demonstrando ainda que os cães podem ser sujeitos a estudos científicos rigorosos sem haver necessidade de estarem confinados a ambientes de laboratório.
Esta fantástica obra começa com a revisão dos temas e conceitos associados ao estudo ciêntifico sobre o cão, seguindo-se uma breve descrição do papel perante as sociedades humanas.
Uma prespectiva evolutiva apresenta um sumário sobre as pesquisas actuais acerca do processo de domesticação. A parte central do livro foca os aspectos cognitivos do comportamento que, nos últimos anos, receberam uma atenção particular, quer seja por parte dos psicólogos quer etólogos.
O capítulo final introduz o leitor a múltiplos aspectos - uma absoluta novidade - acerca do comportamento do cão e que foram estudados no contexto do desenvolvimento comportamental e da genética.
Um dado absolutamente fascinante é a ponte que o autor faz com as conclusões advindas dos estudos sobre os primatas, desenhando homologias e analogias tanto no que respeita a evolução como o comportamtento.
O Autor: Adam Miklosi é professor de Biologia e chefe do departamento de Etologia na Universidade de Eotvos, em Budapeste, na Hungria. Completou o doutoramento em 2005 e já publicou mais de 40 títulos - todos considerados uma referência sobre o comportamento animal - cão.

Sem comentários:

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...