6 de agosto de 2006

Obedience


Heel Work -Andamentos

Numa competição de Obedience, os andamentos são sem dúvida um dos exercícios mais bonitos e onde se pode observar a harmonia do trabalho entre o cão e o condutor.
Este é um exercício bastante complexo. Aqui ficam algumas das dicas que ao longo dos tempos nos foram ajudando a pensar como o treinar:
Foto: Kent Svartberg e Kes, Suécia, Campeão da Europa 2004.
EW Austria 2005.
Erros Comuns do Condutor:
- Adaptar a velocidade à velocidade do cão
- Não mudar de velocidade
- Pisar o cão nas viragens e nas paragens
- Dar muitos passos, ou largos, nas meias voltas
- Antecipar os comandos do comissário (retomar o andamento normal a seguir ao rápido antes do comissário o dizer, fazer a meia volta antecipada ao comando do comissário)
- Parar ou abrandar nas meias voltas (os joelhos nunca podem estar junto as meias voltas devem ser feitas em movimento).
- Arredondar as viragens à esquerda para não embater no cão.
- Verificar se o cão se sentou após cada paragem.
- Movimentos do corpo extras quando dá o comando de junto.
Foto: Anne Fosser e Ulvnimyras Uno, Noruega, EWAustria 2005
Dicas
- Nas paragens, não parar depressa demais – muitos condutores inexperientes entram em pânico quando ouvem o comissário e param depressa e cedo demais, não dão tempo ao cão para ouvir e executar/sentar.
- Quando o comissário pergunta: está pronto para iniciar? Primeiro olhe para o cão, diga ao cão a palavra para início de exercício e só depois responda ao comissário.
- Muitos condutores esquecem-se que podem dar o comando de "junto" depois de cada paragem.
- Atrapalhar, pisar e ir para cima do cão durante o andamento. Este é um problema frequente quando o handler não consegue andar numa linha recta. Normalmente o handler ou se desloca para a esquerda, para cima do cão, ou se desvia para a direita, afastando-se do cão.
- As roupas não devem interferir com os movimentos do cão.
- A expressão facial deve ser o mais parecida com a expressão vulgar quando treinamos ou o cão poderá reagir à diferença.
- Os comandos devem ser dados com o mesmo tom de voz que usa durante o treino.
- No ringue concentre-se na sua condução. Afinal, este é um exercício de equipa e a sua parte deverá sair o melhor possível. Tenha confiança. Mantenha sempre uma atitude positiva. Este é o primeiro de muitos exercícios e que podem determinar a energia de toda a competição. Treine para estar muito concentrado.
Treinar a condução
- Treine o trabalho de condução, sozinho, sem o cão: treine os andamentos em linha recta, paragens, meias voltas, viragens à esquerda e à direita. Treine o modo como irá dar o comando e começar o andamento, andar para os lado e para trás.
- Treine para andar em linhas rectas e parar suave, passagens de andamentos -rápido/normal, lento/normal /rápido, etc.
- Treine os andamentos com um comissário e sem o cão. Se não tiver ajuda, faça andamentos assim: grave uma cassete ponha os headphones e faça figura de tolo aí mesmo no jardim perto de sua casa. O seu cão agradece!

Foto:Jörgen Jönsson e Kelliegardens Avancerade Ammie, Suécia, EW Austria 2005.
- Tente ser a mesma pessoa em competição do que em treino.
- Tente perceber qual a velocidade do passo que deve adoptar para o andamento normal, para o lento e para o rápido. Para os cães muito longos de rins o andamento normal deve ser um pouco mais rápido de forma a que o adamento lento seja um andamento normal e desse modo o cão não ir encolhido ao lado do condutor.
- Ande com as costas direitas e sem mexer o corpo pois assim diminui o balanço e os sinais de corpo extras (quanto menos forem os sinais mais fácil é para o cão saber o que fazer).
- Os andamentos são um comportamento com uma duração longa e por isso o cão deve ver a posição de "junto" como algo muito seguro, um bom sítio para estar.
- A karen Pryor dizia: “ existem tantas maneiras para conseguir um comportamento quantos treinadores existirem para os pensarem"! Invente, não se fique pela técnica do vizinho, verifique o que é melhor para si e para o seu cão.
- Treine um critério de cada vez: hoje vamos treinar o contacto visual: então não importa que o cão vá afastado ou que pare e não sente!
- Hoje vamos treinar o contacto visual nos três andamentos: contacto visual no primeiro passo quando corro, quando em lento, quando em normal, etc.
- Faça um esquema de recompensas em Random:
Recompense 1ºpasso;R6º passo;R2º passo;8;3;10;1 - passos de junto. Por cada vez que aumentar a duração a recompensa seguinte deve vir /ser mais curta.
-Tome apontamentos de como correu e faça um montinho. Você tem 10 biscoitos, de cada vez que o cão fez bem recebe a recompensa. De cada vez que fez mal o biscoito vai para o bolso direito. No final verifique qual o bolso que têm mais recompensas e saberá se deve repetir o exercício ou não.
Bons Andamentos !

Sem comentários:

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...