19 de agosto de 2006

À Boca Cheia


Ideias feitas e sempre à mão
Quem anda por aí nesta Vida de Cão já ouviu,certamente, quase de tudo. Todos têm explicações e razões quase sempre absolutas até para os actos mais simples, dos seus cães. Aqui ficam mais dessas ideias feitas e sempre à mão:
Ideia Nº1
Depois se não tiver a comida não faz!
Verdade e Mentira
Treinador Canino – Então, hoje vão ensinar a sentar. Peguem num biscoito e subornem o cão até ele pôr o rabo no chão. Assim que ele se sentar dão-lhe o biscoito e dizem: Senta, Bravo Cão!
Cliente (espertinho) – Oh, sim, sim! Depois quando não tiver a comida à frente não faz nada!
È esta a reacção de muitos donos quando o treinador lhes dá as primeiras instruções para ensinar um simples Senta – Bravo Cão!. Os mais espertos saem logo da primeira aula a dizer que os cães só fazem o exercício porque têm a comida à frente e depois quando não tiverem não fazem nada.
Verdade -São muitas as pessoas que se queixam de que os cães fazem tudo desde que os biscoitos estejam à sua frente.
Verdade – Por vezes os cães só fazem o exercício com a comida à frente.
Mentira - Os cães só fazem os exercícios com a comida à frente.
Um comportamento, torna-se mais frequente, ou seja ocorre mais vezes, quanto mais recompensado for.
Isto é um bom exemplo da excelente capacidade que os cães têm para conseguir discriminar as situações. Se em cada treino a comida está visível, quer como suborno, ou numa bolsinha à cintura, o cão rapidamente acredita que a comida faz parte do treino, ou mesmo do exercício. E por isso, se não estiver lá é porque é algo de diferente, outra situação. Os cães “são pessoas honestas” e é por isso que a maior parte das vezes associam a presença visível da comida a irem fazer o exercício e sem a comida à frente não discriminam que se lhes pede o mesmo. Cabe ao treinador saber usar as recompensas e ultrapassar a fase do suborno e da recompensa à vista!

Sem comentários:

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...