26 de agosto de 2008

O Diário de Artie

Pelo pouco que se sabe o Artie antes de ser de Monsanto vivia num quintal.
E, a julgar pelas imensas chokas, cheias de parasitas - pulgas e ovos, carraças agarradas à saia, à barriga e às patas da frente deveria passar a maior parte do tempo deitado. Quando o vi pela primeira vez todo o dorso era amarelo e a enorme camada de pêlo morto escondia qualquer vislumbre da tão fantástica cor destes Setters. Quando me aproximei piorou! Tinha uma enorme pança dilatada que em conjunto com a estranha forma de andar: pé ante pé - no chão, tipo cavalinho, ao mesmo tempo que arqueava o dorso fazia pareçer que tinha uma marreca! As orelhas e o peito exibiam o último grito deste Verão na "Jamaica" (rastas fedorentas e a sair por todo o lado!).
Mas, e como diz uma amiga, eu reconheço um setter nem que seja só pela pontinha de uma orelha !!!

na foto: os primeiros passos do Arite solto. Sente-se que não têm confiança. Tenho de andar ás voltas a acompanha-lo e ir chamando para que não entre em Stress e começe a fazer círculos. Hoje na Torre de Belém quando o soltei e lhe dei o comando FREE deu um saltinho de contentamento e dois passinhos de corrida!!! Humm Progressos! Nada no meu mundo é tão belo como um Setter irlandes a correr! Vamos lá tentar Artie!
O ARTIE de MONSANTO :-)
Têm um caractér extraordináriamente dócil, senta, deita, espera, dá a pata e responde na hora ao "anda cá".
Não sabe: subir escadas; descer escadas; na rua tem medo do som do carros; tem panico de ser manipulado fisicamente; não sabe subir para cima de nada, hoje, no carro, andou no lugar do pendura-chão, porém se o ponho na parte de trás do carro entra em panico, nao sabe muito bem andar pela casa. No primeiro dia bateu com a cabeça num banco de jardim e fez um golpe perto do olho! Caraças Eduarda!!!
Comprei-lhe um colete cuja argola desliza permitindo direciona-lopara a direita e para a esquerda. Com a fantástica ajuda do Rui e da Susana Abreu começei a ensinar-lhe: "senta espera", escadas = cima, baixo/para os degraus e o Free. Está a correr bem.
De tudo o que tenho aprendido nestes poucos dias que estamos juntos o comando de FREE = estás numa zona sem óbstáculos e podes correr - é o mais significativo. Faço questão de, no futuro, conseguir ve-lo correr!
e vitória!!!! Hoje em alguns locais já deixou de tactear o caminho e já começou a andar com os pés firmes no chão!!!!!

1 comentário:

Clara disse...

Parabéns Eduarda! O Arti não podia estar em melhores mãos e sei que tudo o que puder ser feito, a Eduarda vai fazer, para que este doce seja ainda mais feliz.Não é de maneira nenhuma um trabalho fácil e não é para qualquer um.Felicidades Artie, força e um muito obrigada à Eduarda.

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...