12 de fevereiro de 2008

1º Seminário Selecção

Realizou-se no Sáb. passado o Seminário sobre treino com Clicker.
Este foi o 1º dos seminários a ser ministrados pelos membros da selecção portuguesa de Obedience de 2007 (Eduarda Pires, Pedro Araújo e Fernando Silva) e cujas verbas irão reverter para a deslocação da futura selecção de 2008 (ainda em fase de apuramento).
É difícil organizar um seminário sobre treino com clicker para um tão curto espaço de tempo.
Optei por uma apresentação geral do que é o treino com clicker:
O clicker trainning propõe que o treino de cães está ligado a um conhecimento rigoroso e ciêntífico sobre os processos da aprendizagem e da cognição animal (contráriamente à ideia vulgar de que um bom treinador é alguém carismático, tipo Cesar Millan (de preferência menos amaricado!!!) ou no mínimo é um encantador de cães).
Cada sessão de treino deve ser bem planeada. A principal chave para ter sucesso é saber estabelecer um #critério# e uma tabela de "reforço" adqueada. O treino, é uma capacidade mecanica e é necessário ter um bom "timing" - para assinalar o comportamento desejado/que cumpre o critério.
No treino com clicker a responsabilidade e a competência do treinador sobresai no sucesso com que o cão percebe e executa cada comportamento.
Agradecimentos:
Obrigado a todos os participantes pela curiosidade e boa vontade com que nos receberam. Espero ver-vos a clicar e à séria.
Obrigado à sub-comissão de Obediência CPC (Vera) pelo apoio e empenho.
Obrigado à No Stress Team pelas excelentes condições com que nos receberam e pelo enorme esforço logístico - é como no Obedience quando parece muito fácil quer dizer que está bem feito!
Obrigado ao Grupo A (Avançados) pela enorme disponibilidade e ajuda.
Obrigado à Nauca que transmitiu a todos uma enorme vontade de querer experimentar!

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá boa noite. Achei o seu Blog interessantissimo, também tenho uma paixão por animais,mais própriamente aves e cavalos:)

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...