27 de janeiro de 2008

Última Hora

«Lucky» e «Flo», mostraram hoje em Lisboa as suas «habilidades» para detectar cds e dvds. As duas cadelas treinadas para descobrir dvd e cd podem tornar-se uma arma importante no combate à pirataria e foram hoje apresentadas, em Lisboa, pela Federação de Editores de Videogramas (FEVIP). As cadelas labrador foram treinadas durante oito meses no Reino Unido para cheirar policarbonato - o plástico utilizado no fabrico de dvd e cd. «Lucky» e «Flo» não conseguem distinguir dvd originais de piratas. A sua mais-valia consiste na detecção destes objectos em sítios eventualmente suspeitos. «Estes cães são úteis para a busca em feiras, mas também em alfândegas, onde os dvd vêm dissimulados no meio de outras mercadorias» afirmou o director da FEVIP.
De acordo com um estudo da FEVIP, em 2007 atingiram-se em Portugal «números recorde de apreensões e operações de combate à pirataria», tendo sido apreendidos 458 mil dvd e 132 mil cd.Estas cadelas têm andado em digressão pelo mundo, suscitando o interesse de autoridades de diferentes países, nomeadamente da Malásia e África do Sul, que já requisitaram o treino de dois cães. Esta ideia surgiu em 2005, em Los Angeles, pela Associação Americana de Indústria Cinematografia, para combater a crescente pirataria.

Sem comentários:

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...