11 de maio de 2010

Ratos mostram expressão de dor

As expressões faciais dos ratos podem ser usadas para avaliar a quantidade de dor que sentem. Esta descoberta pode vir a permitir aosa veterinários detectar o desconforto físico dos animais de forma mais fiável.

Para identificar as caretas que indicam a dor, Jeffrey Mogil e uma equipa de investigação da Universidade McGill, Montreal, no Canadá, filmaram, durante 30 minutos, os ratos sem qualquer dor. Em seguida, gravaram mais 30 minutos após aplicarem, no abdómen dos animais, uma injecção com uma solução de vinagre com o objectivo de causar dores de baixa intensidade. A partir do filme, o grupo elaborou uma “escala da dor” com base nas mudanças faciais. Em algumas delas, os olhos apareciam ora apertados ora esbugalhados. Mogil diz que as expressões faciais podem desempenhar um papel importante na comunicação do rato, talvez ajudando a alertar os animais iguais e próximos a ele sobre perigos. Estudos anteriores demonstraram que os ratos percebem quando um outro sete uma dor e, em particular no caso de ratos do sexo feminino que tendem a ficar por perto dos que estão a sofrer. A dor leve, como a produzida por um clipe preso na cauda por alguns segundos, ou a dor crónica, como uma lesão num nervo provocada cirurgicamente, não provocaram caretas. Mogil acrescenta que os ratos podem ter evoluído o suficiente para esconder essa forma de dor de modo a não serem identificados pelos predadores, ou rivais, como os mais fracos.

Sem comentários:

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...