5 de dezembro de 2008

O Rato Mickey cresceu ao contrário!


O Rato Mickey fez 80 anos no passado dia 18 de Novembro.

A evolução do  rato Mickey é um dos ensaios mais espantosos de Stephan J. Gold. Li-o, a primeira vez ,no âmbito da disciplina de Etologia tão sabiamente conduzida pelo prof. Bracinha Vieira (licenciatura em Antropologia FCSH-UNL). Lembro-me bem do entusiasmo, do riso deslumbrado e da sofreguidão de leitura que a descoberta dos ensaios de Gould nos provocou.  Desde essa altura que me acompanha um enorme fascínio pelos ensaios de história natural. O sorriso do Flamingo, A Guerra dos Caracois, O Polegar do Panda  e a Evolução do Rato Mickey são apenas alguns dos muitos títulos de S. J. Gold.

A Evolução do Rato Mickey:
S. J. Gold verifica que ao longo de 50 anos o Rato Mickey assume uma aparência mais juvenil - a cabeça e os olhos aumentam e o crânio assume porporções maiores e mais arredondadas - traços infantis - acompanhada pela alteração de comportamento: um rato cada vez mais bem comportado! 
Na história pictórica do trabalho de W. Disney, Christopher Finch comentou " Mickey ... 
 tornou-se um símbolo virtual   da nação. Era esperado que se porta-se sempre bem.  Quando ocasionalmente pisava o risco chegavam aos estúdios inúmeras cartas, quer de cidadãos quer de organizações. Sentiam-se os valores morais da nação postos em causa fazendo pressão para que o Mickey optasse sempre por se comportar como uma "pessoa" correcta. E, à medida que a personalidade do Mickey se suaviza, suaviza-se também a sua aparência.  Ora deste modo o rato Mickey cresceu ao contrário! As crianças se comparadas com os adultos têm cabeças maiores, maxilares mais pequenos e crânios mais arredondados. O caminho ontogenético  do Mickey foi exactamente ao contrário ou seja: ficou cada vez mais jovem!
A juvenilização progressiva enquanto fenómeno evolutivo recebe o nome de Neotenia.
mais em http://www.stephenjaygould.org/

1 comentário:

Claudia Estanislau disse...

engraçado como a Patricia Macconnell usa esta analogia no livro "The other end of the leash" para descrever o porquê do que ela chama o efeito "OOOOOOH tão lindooooo" provocado pelos cachorros e que leva a tantas adopções impulsivas. O Sr. Walt Disney "was no fool" e sabia bem como tornar o mais famoso rato do mundo quase literalmente irresistível.
:D

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...