9 de novembro de 2008

Última Hora

Cães treinados para ajudar cidadãos especiais
Oliveira de Azeméis. Cursos de instrução de animais Desde Abril que a cadela Lana escuta os sons domésticos para os seus novos donos, Armando e Glória Baltazar, residentes em Valongo. Afectado por surdez, o casal recebeu a pequena cadela, de raça pekinois, que foi treinada para ajudar pessoas surdas nas tarefas diárias básicas, mas também em outras complementares.
O animal, treinado na Quinta do Côvo, ficou em condições de desempenhar tarefas como identificar, chamar ou indicar fontes sonoras, como o microondas, a campainha da porta ou o alarme de incêndio.
A Lana foi o primeiro cão de assistência a surdos entregue pela Ânimas - Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social - após uma educação de sete meses. Na Quinta do Côvo está a decorrer um novo curso de actividades assistidas para animais, frequentado por voluntários e profissionais de saúde com os respectivos cães. A formação das 12 duplas participantes está a cargo de formadores especializados nas mais diversas áreas. "Estes cursos que promovemos desde há quatro anos despertam interesse de pessoas de todo o País", contou Liliana Sousa, da direcção da Ânimas.
Antes do curso, os cães terão de ser submetidos a um teste de temperamento, para averiguar se têm capacidades inatas para as tarefas. Além da idade - não devem ter menos de sete meses - não existe nenhum modelo para os cães mais capazes de desempenhar estas funções: podem ser de qualquer raça, de temperamento não agressivo e sensibilidade auditiva média. Os profissionais de saúde que sejam aprovados no curso poderão ainda realizar o segundo módulo que lhes permitirá obter a especialização, em conjunto com o seu cão, na área da terapia assistida por animais.

Criada em 2002 e com sede no Porto , a Ânimas é uma instituição particular de solidariedade social constituída por psicólogos, médicos, veterinários, instrutores de cães de assistência e professores universitários. Tem como missão proporcionar às pessoas com deficiência um recurso habilitador que aumente o seu nível de independência e auto-estima. Além da instrução de cães para surdos, a Ânimas educa outros capazes de serem integrados em programas de actividades e terapias assistidas por animais, com crianças, adultos e idosos.|
in:Diário de Notícias
http://dn.sapo.pt/2008/11/09/cidades/caes_treinados_para_ajudar_cidadaos_.html

Sem comentários:

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...