10 de setembro de 2008

O Diário de Artie

Há Males que vêem por Bem!










Dos dias em que não o conhecia, mas que pelo estado em que vinha não foram de certeza os dias mais fantásticos, passando pelos dias que esteve à espera do Eutasil, no Canil Municipal, o Artie demonstrou ter quer uma enorme vontade de (re) viver quer uma extraordinária capacidade de adaptação a todos os novos ambientes, estímulos e referências.
Nos últimos dias que passou connosco percorria grande parte do Parque Eduardo VII sem trela, ia ao banho de lago atrás dos Borders e começou a brincar comigo e com outros cães.
Como diz uma amiga: "estes Setters estão sempre a sorrir e nasceram para estar de bem com a vida!
Deve ser por isso que enquanto vivi com um sempre fui eu própria muito mais contente!
A ajuda preciosa da Maureen - Irish Setter Rescue de Inglaterra:
http://www.irishsetter.org.uk/isrg.htm
http://www.irishsetterrescue.co.uk/index.php
permitiu desde o início acautelar a possibilidade de vir a encontrar uma família de adopção mais ajustada a um cão com esta deficiência: uma família com um estilo de vida e rotina bem definidas, uma casa com jardim e a possibilidade de estar acompanhado durante todo o dia e lhe dar a maior atenção possível. Situação que deverá permitir ao Artie tornar-se num individuo confiante quer em si próprio quer nos donos, nos outros cães, no ambiente em que vive e minimizar as situações de insegurança para que possa ser um Setter como os outros e levar a vida a sorrir.



A Gill Bower e o marido são amantes da raça e como quase todos que conheceram o Artie apaixonaram-se por ele e quiseram alterar o rumo da sua história de vida.
O casal Bower vive em Marbelha com mais 3 Red Setters (duas meninas e o fantástico Jasper um verdadeiro embaixador para a raça). O Artie está sorridente e de muito bem com a (sua segunda) vida - uma Super "Second Life" por isso mesmo passei a chamar-lhe um nome mais condigno:
Lord Artie de Monsanto e Marbelha.
No jardim Maria Luíza de Sevilha, o Artie assaltou a mala da Gill que vinha recheada de orelhas de porco e de biscoitos caseiros de figado! O outro saco com brinquedos macios e de texturas e sons diferentes não teve melhor sorte! O Artie estava delirante. Para agravar o delírio, e felizmente, adorou conhecer o novo amigo Jasper e fartaram-se de brincar e brincar! O Jasper provém de um canil/rescue em Madrid onde esteve muito tempo e e como tal está habituado a viver com muitos outros cães.
Cá em casa acompanho os dias do Artie com entusiasmo e sempre me vai servindo para matar saudades.
Alguns momentos:
- Artie is definitely feeling
more confident in finding his way round – the only time that he is confused is just after he has woke up, when he is not sure where he is. He likes the front drive way of the house, which is more enclosed, better than the back garden which is more open and has lots of grass....
- You’re right – I think that Artie is just doing his routine of going into the water, he seem to like the water on his feet.
- I think that he has done exceptionally
well for the short time that he has been here.
-We both like Artie being a member of our family and he fits in very well. I think that it will take him a couple of weeks to get used to the house and garden and to be confident but I think that he is doing very well for the short time that he has been here. I can tell that he is happy. I have just been playing with him and he has been lying on his back, so that I can rub his belly – when I stop, he nudges me with his nose until I start again – it’s just like having a puppy! Gill B.

2 comentários:

CaladoHelena disse...

Olá ! gostei muito de ler sobre o seu menino especial Artie. Sempre pensei q a cegueira fosse algo insuperável para os cães e fiquei bastante supreendida com os seus relatos.
Tem aqui um diário muito ternurento e bom de se lêr.

Clara disse...

Jamais esquecerei o Artie, foi um cão que mexeu comigo.Felicidades para ele.

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...