21 de setembro de 2008

Maria Setter da Aroeira

Pouco ou muito pouco se sabe da história da Maria:
Este é o Relato de quem a conheceu:
"Foi-me pedido para tentar falar sobre os antecedentes desta menina.
Liguei para a Lena, a presidente da AOAAA -http://www.aoaaa.web.pt/ e aqui deixo umas linhas sobre a estória conhecida da Íris /Maria.
A Lena recebeu um apelo duma cadela que tinha sido abandonada junto à entrada duma quinta ... em muito mau estado, já velhota e que em princípio seria para eutanasiar.
Foi recolhida e encaminhada imediatamente para o veterinário.
Afinal não era assim tão velha, estava grávida, tinha peladas, quase que não via, praticamente não se mexia, tinha um problema numa maminha e estava muito cabisbaixa -diria quase catatónica. Foi pedido para ser feito o teste da Leishmaniose que deu negativo.
Foi esterilizada, foi tirada a mama, ficou com um dreno durante uma semana e... recuperou... bem
Pelo estado ... pensa-se que estaria ou acorrentada num sítio com terra, porque já no canil da associação custou a sua adaptação á caminha, só se queria deitar na terra. Devia ser um sítio sem luz - galinheiro? porque para além dos problemas com a visão, pensava-se que fosse cega, a sua adaptação à luz do dia foi demorada. A fome e o isolamento não a ajudaram em nada.
Lembro-me de a ver entrar no canil, levada ao colo. Não conseguia andar, nem sequer pôr-se em pé. Não ia comer, nem beber. O seu estado era dum esgotamento e magreza extremos.
Isto foi em Abril. Tornei-a a ver no dia 6 deste mês e não queria acreditar.
Gordinha, ... a pedir mimos à Lena, veio ter comigo quando falei para ela." - Amélia Matias.

A Maria vai ser operada - remoção dos tumores mamários durante os próximos dias. Estou pouco habituada a estas coisas... os meus cães são do tipo WV é por gasolina e andar... mas...
Vai correr tudo bem. Os tumores não hão-de estar metastizados nem os pulmões afectados!!!
Isto vai atrasar a socialização, o crescimento do pêlo, e tentar que tenha resistência física e aguente os passeiso no campo com os rapazes, é só isso!. Não vejo, sequer vislumbre do dia em que a chame e ela esteja a abanar o rabo!!!! A Maria é um amor. Espero que o seu ar envelhecido seja só da dureza dos dias e que ainda sejam muitos os anos a viver de rabo a abanar!

Sem comentários:

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...