20 de novembro de 2007

Os cães Ladram e a Caravana Passa...


No início deste mês teve lugar, em Lisboa, um "Evento Social". Uma amiga que o frequentou, indignada, quis fazer a descrição.
Os Presentes, os ausentes... os convidados, os outros...
Normalmente lido com a existência destes eventos de duas formas. Uma: só me lembro que existem quando oiço falar deles. Duas: faço questão de não querer saber.
Há muito tempo que troquei os eventos sociais, os saltos altos e os fatos de veludo preto e a cheirar a bolinhas de naftalina, pelos passeios à beira rio com os meus dois Cães:
-E NADA NO MUNDO É MELHOR QUE ISSO!!!!
Nesse dia regressava a casa e pensei: Estou-me literalmente nas tintas! Quero lá saber !!! Que seca!!!! Pensando bem -Nem percebo porque dei importância ao assunto!
Mas, teimosa como sou andei a remoe-las...
... Se me estou nas tintas, por que raio naquela altura a descrição me tirou o humor ??? ...
Finalmente, hoje, li esta frase:

"Cynicism is an unpleasent way of telling the truth" Lillian Hellman

e Eureka!!!! Percebi !!!! ( A idade não perdoa - este meu cérebro está cada vez mais ao ralenti.... ainda bem que tenho dois Borders...conhecidos como "Brains Before Beauty")
Ah, pois È!!!!!

Estante

Bred for Perfection Shorthorn Cattle, Collies, and Arabian Horses since 1800
-Animals, History, Culture
Margaret E. Derry
2003 216 pp.

Uma interessante revisão sobre a política de alguns criadores de raças e os animais que estes produziram.
Um olhar prolongado sobre o papel da tecnologia, da genética, da cultura e da ecomomia no desenvolvimento do sistema de criação de animais "de raças puras", criadas para serem perfeitas. A autora ilustra ainda o contexto social que gerou este sitema de criação e dá novas pistas e prespectivas sobre a domesticação.

Cartoon

O Céu dos Cães

13 de novembro de 2007

Última Hora

Pandas em risco
Rara floração do bambu pode pôr em risco os pandas da China
O fenómeno ocorre a cada 60 anos e pode deixar a planta não comestível.
O bambu é o principal alimento dos pandas selvagens.
Yang Xuyu, subdirector da Estação de Conservação de Animais Selvagens da província de Sichuan, afirma que a sua equipa observou 24 mil hectares de bambu na região, habitada por aproximadamente 1.200 pandas. A região montanhosa no centro da China foi testemunha de uma extensa floração de uma das variedades de bambu favoritas destes ursos, em 1984 e em 1987, quando centenas destes animais em risco de extinção morreram de fome. A floração em massa das plantas de bambu representa uma grande ameaça para a sobrevivência dos pandas gigantes, afirma este especialista.
Yang precisou que, no passado, os pandas se adaptavam ao desaparecimento das plantas de bambu, que ocorre aproximadamente a cada 60 anos, mas que atualmente a migração da espécie por outras florestas em busca de alimento foi bloqueada pela atividade humana.

6 de novembro de 2007

Cartoon











Obedience

Resultados do Campeonato Nórdico
3 e 4 de Novembro. Herning, Dinamarca.
Parabéns à Equipa da Noruega Congratulations to Norway Team

1. Campeã Nórdica 2007: Annette Thune / Kello (N) 300.00 . 2 .Lena Andersson / Atlas (S) 297.50. 3. Lillemor Edstrøm / Krollie (S) 295.50
4 . Øystein Ødegaard / Leo (N) 294.75
BRAVO LEO

5. Line Frøystad / Chili (N) 291.50.
6 .Paivi Lamminen / Cabaroo Flamingo (F) 289.50
7. Monica reiersen / Extra (N) 286.75.
8. Kenth Svartberg / Kes (S) 284.25
9. Berit Sjøberg / Nico (S) 279.50
10. Kjellaug Selsaas / Loppa (N) 273.00 BRAVO LOPPA
11. Kati Mætieniemi / Wicca (F) 272.25
12. Miriam Søndergaard / Texas (D) 271.25
13. Heidi Billkvam / Bolibompa (S) 270.75
14. Anne Lise Ytreberg / Tigern (N) 265.00
Resultado por Equipas
1. Noruega com 1446.0 pontos
2. Suécia com 1427.0 pontos
3. Finlandia com 1314.0 pontos
4. Dinamarca com 1223.0 pontos

foto: cortesia Odd Geir/ Team Leader Noruega

Bravo!

Fantástica Resposta publicada numa lista de Discussão sobre desportos caninos:
Marcia : - "That's what I don't understand, Doug. Why can't we agree that we have each found a sport to do with our dogs that we enjoy? Why do some people need to play the "my sport is better than your sport" stupid game?"

Doug&Karen Coulter :- "Just look around you, that will answer your question. I was brought up in the early 50's-quite a different time-people were different and so were parents and children. I look around now and just want to throw up. I learned many,many years ago,when I lost my first obedience dog to not take these sports as a life and death thing...our precious dogs are withus for way to short of a time to be worrying about stupid stuff like what is happening with trashing ones chosen sport".
Esta é uma lição dura e que também eu aprendi.
A verdade é que desde então o Mr. James e o Mr. Miles me estão imensamente gratos!!!!

2 de novembro de 2007

Última Hora

Cães Farejadores Detectam algoNovo!
Normalmente os cães farejadores são utilizados para detectar o odor de estupefacientes e de explosivos.
Na Coreia do Sul os cães foram ensinados a discriminar um novo odor - o das formigas (térmitas)!
A policia coreana está preocupada com a presença destes insectos que estão a destruir as madeiras de inúmeros monumentos. As autoridades estimam que cerca de 2, 60 0 - 20% da totalidade da madeira dos edifícios históricos do país estejam infestados com térmitas, de acordo com agência de notícias Yonhap.
A polícia está agora a treinar estes cães para sinalizarem a localização das pragas destes insectos.
Os cães foram apresentados ao público num programa de televisão, na passada quarta feira, demonstrando a habilidade para localizar os insectos; - dois English Springer Spaniel procuraram térmitas no palácio nacional de Gyeongbok, em Seul. Os cães, conseguiram rapidamente identificar os pilares de madeira infestados.
Anteriormente, para controlar as pragas os agentes montavam verdadeiras ratoeiras que demoravam entre seis a nove meses a estarem prontas e apresentarem resultados.
"Os cães irão reduzir quer o tempo quer o custo associado à detecção das térmitas", afirma o representante governamental Kim Byung-Gi.

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...