6 de dezembro de 2007

Última Hora

Cães conseguem distinguir imagens
Os Cães são capazes de organizar fotografias por categorias, da mesma maneira que humanos e primatas fazem, segundo um artigo publicado na revista especializada britânica - New Scientist.
Friederike Range e os colegas da Universidade de Viena treinaram quatro cães para distinguir fotografias que mostravam cachorros de fotos com outras imagens.
Primeiramente, imagens de uma paisagem e de um cão foram mostradas simultaneamente aos cães, que recebiam uma recompensa cada vez que escolhiam a fotografia do animal, usando uma tela de computador sensível ao toque (da pata).
Depois de se terem familiarizado com o uso do computador, os cães foram apresentados à imagem de uma paisagem diferente e a outras fotos de cães, que foram correctamente identificadas pelos quatro animais.
Na fase final da investigação os cientistas utilizaram a foto de um cachorro diferente, sobreposto na paisagem usada na etapa do treino.
Os cães foram capazes de identificar e de escolher a imagem do cachorro, deixando de lado a fotografia que só mostrava a paisagem.
Segundo Range, isto prova que os cães possuem habilidades racionais.
"Sabemos que podem distinguir 'comida' de 'inimigos' a partir de experiências", disse. "Mas esta é a primeira vez que lhes ensinamos um conceito abstracto - 'um cão' - e demonstramos que conseguem transferir esse conhecimento para uma nova situação".

Sem comentários:

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...