1 de dezembro de 2007

Estante a Dobrar

Unlocking the Animal Mind: How Your Pet's Feelings Hold the Key to His Health and Happiness
Por: Franklin D. McMillan e Kathryn LanceBob Barker
Paperback: 256 pags
Editor: Rodale Books (Outubro 21, 2004)
ISBN-10: 1579548806
ISBN-13: 978-1579548803

Mental Health and Well-Being in Animals
Por: Franklin D. McMillan
Hardcover: 301 pags
Editor: Wiley-Blackwell; (1ª ed- Junho 17, 2005)
ISBN-10: 0813804892
ISBN-13: 978-0813804897

Franklin D. McMillan, doutor em medicina veterinária, é professor adjunto da Faculdade de Medicina Veterinária da Western University of Health Sciences e afirma que "Até bem recentemente, questões de saúde mental em animais sóe tinham importância quando os animais de estimação faziam algo que os donos interpretavam como mau comportamento - a tratar com técnicas de correcção do comportamento.
Nunca ninguém manifestou grande preocupação com a saúde mental dos animais nas quintas, laboratórios de pesquisa ou mesmo com os pássaros de cativeiro".
McMillan acrescenta ainda que: "Sabemos agora que podemos tornar as vidas e o bem-estar emocional dos animais muito melhor do que no passado. Direcionar os esforços para o que se passa nas suas cabeças é o elemento chave para maximizar a sua qualidade de vida".
Sgundo o autor, ao longo da história da medicina e da psicologia, a comunidade científica nunca atribuiu qualquer validade à preocupação com a saúde mental dos animais, frequentemente ignorada, como se fosse um simples antropomorfismo ingénuo.

Jaak Panksepp, neurocientista na Universidade Bowling Green State, responsável pela descoberta do riso em ratos, afirma: "A evidência científica de comprovação das emoções animais agora é avassaladora. Convém lembrar que o desenvolvimento de todas as drogas usadas para tratamento de distúrbios emocionais e psiquiátricos em seres humanos ocorreu primeiro com animais, que comprovaram a sua eficácia. Esta pesquisa nunca teria valor se os animais fossem incapazes de experimentar os mesmos estados emocionais".
McMillan acentua que o estabelecimento de um campo de saúde mental em animais significa que "agora dispomos dos conhecimentos e ferramentas necessários para ajudar os animais a aproveitarem a vida plenamente em vez de estarem simplesmente saudáveis fisicamente".
Excertos do Indíce:
-AnimaL Boredom: Understanding the Tedium of Confined Lives
-Interrelationships Beetween Mental and Physical Health
-The Concept of Quality of Life in Animals
e MUITO MAIS
SIMPLESMENTE A NÃO PERDER!

Sem comentários:

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...