5 de agosto de 2007
Ùltima Hora
Arquivo sonoro têm mais de 100.000 sons de animais
Os "Arquivos sonoros de sons de animais" foram reunidos pela universidade de Berlim, desde 1951, e oferece aos cientistas e curiosos mais de 110.000 sons de pássaros, mamíferos, répteis, invertebrados e peixes.
A colecção é da Universidade de Humboldt em Berlim e é o terceiro arquivo mais importante de sons de animais em todo o mundo. Juntamente com a Macauly Library, de Nova York, e a British Library, de Londres.
"É surpreendente como alguns peixes são capazes de produzir sons muito melodiosos", afirma Karl-Heinz Frommolt, biólogo especializado em bio-acústica, conservador deste banco de dados adiantando que, e ao contrário do que se pensa, as abelhas-rainhas emitem um som mais parecido com um grito de macaco do que com um zumbido de insecto.
Dezenas de milhares de sons - originalmente gravados em fita – são agora conservados em CDs ou Dvds. Mais de 1.600 sons de animais foram registados em 2005, pela empresa alemã Brockhaus para a Enciclopédia de Sons.
A colecção sonora de Berlim é de livre acesso, grátis, para estudantes e investigadores. Agora também uma parte das gravações irá estar disponível ao público através da internet.
Os arquivos sonoros seduzem os aficcionados por sons exóticos e a indústria cinematográfica. que sempre usa as mesmas ilustrações sonoras."Em geral, os cantos dos pássaros dos filmes são gravados na Virgínia, Estados Unidos, mesmo que a história se passe na Europa ou na África, e esta pode ser uma boa oportunidade para Hollywood!", conclui o investigador.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A few letters a day will keep my thesis on the way!
Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...
-
HAS2 é o gene responsável pelas rugas nos cães ! Foram analisadas 10 raças para descobrir a formação das famosas rugas como as do shar-pei....
-
Dentro de uma enorme caixa de cartão estava mais um dos meus caderninhos de capa preta e que ao longo do tempo, a pretextos vários, vou acum...
Sem comentários:
Enviar um comentário