1 de julho de 2010

Amiga!

As fêmeas babuíno (chacma) que formam laços de amizade estreitos e duradouros, tendem a ter uma esperança média de vida superior à das suas congéneres que mudam, frequentemente, de amigos! É a conclusão de um estudo recente do antropólogo Joan Silk da Universidade da California, LA, publicado na Current Biology.

“Encontramos evidências muito similares à dos humanos que mostram que os laços sociais têm um efeito muito importante na saúde física e psíquica bem como na longevidade”, afirma Silk.
De forma surpreendente a fórmula de sucesso recai não em fazer novos amigos mas sim em manter os amigos que se têm! Entre as fêmea babuíno, a redução do stress através do “ grooming mutuo ”  pode ter uma função importante  pois perante os predadores mantêm-se  mais despertas e efectuam fugas mais rápidas - ou seja uma estratégia de cooperação eficaz.  Silk e os colegas estudaram 44 fêmeas adultas que passaram pelo menos dois anos inseridas num grupo, no Botswana . 

Sem comentários:

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...