29 de janeiro de 2010

Cavalo do rio com uma carie!


Dentista trata cárie de hipopótamo e sem anestesia

Um hipopótamo de quase três toneladas foi submetido a um tratamento dentário e sem recurso a anestesia na última quarta-feira no zoológico Santa Fé, em Medellín, na Colômbia. Segundo o jornal El Colombiano, o dentista Iván Bano acredita que um procedimento como esse nunca tenha sido realizado em um hipopótamo que não estivesse anestesiado. O hipopótamo chamado Orion danificou um dos incisivos do maxilar a morder uma coluna de metal. A lesão apresentava riscos de inflamação e infecção mas os hipopótamos sofrem o risco de morrer asfixiados quando tomam anestesias. A solução encontrada pela equipa de veterinários do zoo foi treinar Orion para manter a boca aberta por períodos prolongados e permitir que alguém lhe tocasse nos dentes. O treino de Orion foi feito pelo seu tratador Jorge Aguirre foi concluído em algumas etapas de cerca de 10 minutos de duração cada e durante três meses.
Aguirre também foi o responsável pela operação no dente, cumprindo as ordens de Iván Bano. A lesão foi fechada com uma pasta de hidróxido de cálcio. Os especialistas acreditam que isto só foi possível porque Orion, de 9 anos, nasceu em cativeiro. O animal é filho de um hipopótamo fêmea que vivia no rancho do traficante Pablo Escobar - que mantinha um zoológico particular em casa. No seu habitat natural, o hipopótamo é considerado um dos animais mais perigosos do mundo.

p.s. a palavra Ιπποπόταμος em grego antigo quer dizer “cavalo do rio

Sem comentários:

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...