10 de janeiro de 2010

Carangejos!!!!

A migração anual de mais de 100 milhões de caranguejos fechou as estradas e transformou as ruas em enormes tapetes vermelhos, na Ilha Christmas, no sudoeste da Austrália .
Todos os anos, cerca de 120 milhões de caranguejos migram das florestas para o mar, para a reprodução e desova. O movimento rumo ao oceano começa entre os meses de Novembro eJaneiro, dependendo das chuvas pois o caranguejos apenas prosseguem a migração com chuva. Este ano, a estação húmida veio mais tarde e houve apenas uma desova a meio de Dezembro.
A migração é tão intensa que as ruas e as estradas da ilha são fechadas de modo a impedir que os crustáceos sejam esmagados. Os Guardas-florestais constroem pontes plásticas sobre as estradas para que os caranguejos atravessem sem perigo.
A movimentação da natureza, no entanto, não impede que os 1,2 mil moradores locais prossigam com suas atividades diárias
'Galápagos do Índico'
O pequeno pedaço de terra no Oceano Índico foi descoberto e nomeado Ilha Christmas por um capitão britânico que passava pela região no dia de Natal, em 1643.
O local é conhecido como a "Galápagos do Oceano Índico", devido à sua grande biodiversidade.
A Ilha Christmas é um paraíso para pássaros e 14 espécies de caranguejos, incluindo o maior invertebrado no mundo, o caranguejo coco.
Dois terços da ilha formam um parque nacional, atraindo 1,5 mil visitantes por ano, principalmente mergulhadores e observadores de pássaros e caranguejos.
Apesar de fazer parte do território australiano, a ilha está a apenas 370 quilómetros da costa sul da Indonésia e a maioria de sua população pertence às etnias chinesa e malaia.

Sem comentários:

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...