8 de fevereiro de 2009

Última Hora

Cães podem “ler emoções” como os humanos, diz estudo
Os cães domésticos podem ter a capacidade de avaliar as emoções humanas ao olhar para o rosto de uma pessoa, da mesma forma que nós o fazemos. Esta é a conclusão de um estudo realizado na Universidade de Lincoln, em Inglaterra, e publicado na revista Animal Cognition. Segundo a investigação, os humanos quando olham pela primeira vez para um rosto, evidenciam a tendência para primeiro olhar para o lado esquerdo do rosto da pessoa e só depois para o lado direito. Isto só acontece quando olhamos para um rosto humano, e não para outros objectos. A investigação conclui não haver ainda explicação para o facto alicerçando a hipótese de que o lado direito do rosto humano poderá expressar melhor as emoções. O estudo afirma que os cães também têm este comportamento. Durante a investigação 17 cães observaram imagens de: rostos humanos, de cães, de macacos e objectos inanimados. Ao filmar o movimento dos olhos e da cabeça os investigadores descobriram que, os cães, quando observavam um rosto humano primeiro direccionavam o olhar para o lado esquerdo e só depois para o lado direito da face. O mesmo comportamento não se verificou quando observavam as outras imagens. A investigação sugere que:  a associação dos cães com os homens, ao longo de milhares de gerações, pode ter desenvolvido este comportamento como uma forma eficaz de identificar as emoções humanas. O lado direito do cérebro do cão - que processa  a informação do campo visual esquerdo - estará melhor adaptado para interpretar o rosto humano pois os animais não teriam como adaptar isso. 
O Mistério - Alguns trabalhos complementares realizados pelos investigadores britânicos concluíram que entre os cães a tendência, para olhar para a esquerda do rosto humano, é muito mais forte quando se deparam com um rosto com expressão agressiva do que com um neutro, ou com um feliz. O especialista Adam Miklosi, da Universidade Eotvos Loránd, em Budapeste, na Hungria, afirma que este é um trabalho interessante mas que são necessárias mais investigações para se compreender totalmente como é que os cães "entendem" o rosto humano e poder afirmar que lêem as emoções humanas.

Sem comentários:

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...