Sobrevivente de uma era perdida, o mercado de camelos de Birquash, cerca de 35 km ao norte da capital egípcia, Cairo, prossegue como principal centro de comércio destes animais, no Médio Oriente.
Há centenas de anos que, diariamente, centenas de animais são negociados . Os camelos chegam em caravanas, que duram de um a dois meses, de países próximos como o Sudão e a Somália.
Se, no passado, os camelos traziam especiarias para ser vendidas, actualmente são eles próprios o objecto principal do comércio.
A carne de camelo, menos tenra do que a carne de vaca, é geralmente moída e vendida como churrasco tipo kebab.
O preço do quilo do camelo no mercado varia entre as 20 e as 30 libras egípcias. Um animal pode pesar entre 100 e 400 quilos.
Muitos animais morrem durante a travessia pelo deserto. O comerciante Mansour Abu Saed afirma que 5% dos camelos que iniciam o trajecto não conseguem chegar até ao final.
"A culpa é do clima!" afirma.
Este mercado é uma atracção para alguns turistas que enfrentam a poeira e o caos da falta de estrutura do local para poder ter contacto com esta atração, ainda pouco influenciada pelo turismo de massa e, por isso, com um forte sabor de "autênticidade".
Há centenas de anos que, diariamente, centenas de animais são negociados . Os camelos chegam em caravanas, que duram de um a dois meses, de países próximos como o Sudão e a Somália.
Se, no passado, os camelos traziam especiarias para ser vendidas, actualmente são eles próprios o objecto principal do comércio.
A carne de camelo, menos tenra do que a carne de vaca, é geralmente moída e vendida como churrasco tipo kebab.
O preço do quilo do camelo no mercado varia entre as 20 e as 30 libras egípcias. Um animal pode pesar entre 100 e 400 quilos.
Muitos animais morrem durante a travessia pelo deserto. O comerciante Mansour Abu Saed afirma que 5% dos camelos que iniciam o trajecto não conseguem chegar até ao final.
"A culpa é do clima!" afirma.
Este mercado é uma atracção para alguns turistas que enfrentam a poeira e o caos da falta de estrutura do local para poder ter contacto com esta atração, ainda pouco influenciada pelo turismo de massa e, por isso, com um forte sabor de "autênticidade".
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