10 de junho de 2010

O apetite da Marmota



Os animais que hibernam, seis ou sete meses, não comem durante esse longo período o que lhes permite atravessar o Inverno como se ele não existisse. É caso das marmotas! A ausência de apetite está programada nas suas células impedindo-os de definhar até à morte. Um grupo de investigadores, coordenado pelo biólogo Greg Florant, universidade do Colorado, EUA, conseguiu induzir a fome nas marmotas obrigando-as a acordar e a comer. Esta investigação poderá abrir caminho a novas investigações sobre a obesidade e distúrbios alimentares nos seres humanos.
O estudo publicado no Journal of Experimental Biology, refere a molécula AICAR, um nutriente existente em todos os seres vivos, activou o circuito neurológico que comanda a ingestão de alimentos e desperta o apetite. A administração desta molécula AICAR levou à alteração da percepção neuronal sobre a energia disponível no organismo e os animais acordaram para comer.
"Descobrimos que, provavelmente, os nutrientes no cérebro, como os ácidos gordos, podem alterar o circuito neuronal que comanda a ingestão de alimento e que, na altura em que os animais estão a hibernar, se encontra inactivo", explicou Greg Florant, citado pela Science Daily.
Numa próxima experiência, os investigadores pretendem testar a hipótese contrária: se em estado de não hibernação podem ser induzidas (pela alteração da percepção neuronal) a não se alimentarem.
fonte: DN online

1 comentário:

Adelaide Abreu dos Santos disse...

Que imagem maravilhosa!

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...