9 de março de 2009

Última Hora

Cães: injeção substitui castração cirúrgica
Um novo produto à base de zinco interrompe a produção de espermatozóides; empresa que lançou produto vai doar medicamentos para ONGs.
Uma injecção que deixa os cães, machos, inférteis e sem a necessidade de cirurgia surge como uma alternativa a castração tradicional. A nova droga foi lançada em São Paulo no início deste mês. 







A veterinária, e directora da empresa que desenvolveu o medicamento, Maria José Simões de Freitas, explicou que o animal recebe, em cada testículo, uma injecção do medicamento. “O produto é feito à base de zinco, que é a substância usada pelas células dos testículos para a produção de espermatozóides. O excesso faz com que o organismo não consiga produzir mais espermatozóides. As células acabam por atrofiar e não há mais a produção”, afirma a veterinária.
Segundo Maria José uma uma única dose é suficiente. A eficácia do medicamento foi constatada em 72% dos animais após 30 dias. Dependendo de cada animal recomenda-se uma nova aplicação, entre 30 a 60 dias, para a total atrofia dos testículos. 
Maria José garante que o processo de atrofia nãorpoduz dor. “O cão não sente porque é um processo muito lento, leva cerca de 60 dias até a atrofia total.” 
O esterilizador químico, que se chama Infertile, foi desenvolvido no Brasil pelo Centro de Planejamento de Natalidade Animal (CPNA). O produto foi testado durante seis anos e a comercialização foi autorizada pelo Ministério da Agricultura em finais de 2008. Por enquanto é aplicado apenas em machos. A empresa afirma que o medicamento não tem contra indicações nem provoca efeitos secundários. 
A responsável de um abrigo com cerca de 700 cães provenientes de abandonos na zona de São Paulo usou esta injecção em seis animais referindo que nenhum apresentou efeitos secundários. “Quando é feita a castração tradicional alguns bichos ficam doridos, têm inchaços, passam alguns dias sem comer e tem que usar um colar para não se coçarem. Com esta injecção ficam normais e já estão com os outros, no canil”, afirmou a responsavél. 
Doação para ONGs
Até o dia 20 de Março o medicamento vai ser doado aos abrigos de animais – ONGs. Em: e-mail: info@infertile.com.br

1 comentário:

Claudia Estanislau disse...

fantástica notícia. Uma alternativa a cirurgias é sempre algo apetecível. Vamos ver como corre.

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...