26 de julho de 2007

Ultima Hora


Homem que conversa com gansos é celebridade holandesa

Martin Hof 'aconselha' os animais para que estes não se zanguem com as pessoas.
Martin Hof, um holandês de 23 anos,tornou-se uma celebridade desde que começou a conversar com os gansos de um parque para "os ajudar a lidar melhor com as pessoas".

O principal problema no parque Hof van Delft, na Holanda, é que os pássaros se reproduziram excessivamente e agora fazem guerra aberta com as pessoas com quem têm que partilhar o território.
Hof, tenta encontrar novos lares para os gansos,em vez de os eliminar, dividindo-os em grupos familiares para minimizar o trauma da mudança de ambiente. E tudo isto é feito com base em muita conversa.
Esta estratégia para lidar com as populações urbanas de gansos está a conquistar adeptos por toda a Holanda, país conhecido pelo respeito aos animais e o primeiro do mundo a ter um partido pelos direitos dos animais no parlamento.
O trabalho de Hof inclui desaconselhar a população de alimentar os gansos e orientar os funcionários da camara para evitar que, antes de mais nada, os animais se reproduzam excessivamente.
"As pessoas acham que os gansos são tolos, mas na realidade são animais muito inteligentes e aprendem tudo", explica Hof.

Conversa íntima
Depois de um dos gansos voar para cima de uma pessoa que passava a correr no parque, e tentar morder as suas pernas, Hof aproxima-se do ganso "para uma conversinha de pé de orelha". Hof agacha-se à altura do ganso, coloca a mão em formato de concha, como se fosse a cabeça de um ganso, com os dedos da mão esticados como um bico e sobe e desce o braço, imitando o movimento da cabeça do ganso; o ganso imita-o também movimentando a cabeça. O tom da conversa entre ambos é baixo demais para se escutar mas o ganso acalma-se e caminha para voltar ao grupo.
Hof explica que o ganso não estava a ser agressivo mas apenas assustado com o facto de um estranho entrar no seu espaço sem avisar. Sabe aquele ruído estridente que o ganso às vezes emite?

"É puro stress", afirma Hof.

Sem comentários:

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...