21 de novembro de 2006

Poznan e porque vale mesmo...


Poznan
A meio caminho entre Berlin e Varsóvia. Com cerca de 600.000 habitantes na parte ocidental da Polónia, é uma das mais antigas cidades polacas. Com dezanove escolas superiores, Poznan é um dos centros universitários mais importantes da Europa e conta com 120.000 estudantes polacos e estrangeiros.

Graças à sua posição geográfica, Poznan possui excelentes ligações rodoviárias, ferroviárias e aéreas.
Foto: 3 dos membros Equipa Obedience Portugal : Eduarda e mr.James, Pedro e Xhosa, Dinis e Bess.


Como ir: até berlim - air berlin - low cost flight; de comboio ou de camioneta até Poznan. o HTL Mercure do aeroporto de berlim tem transfrs baratos para Poznan. A entrada na Polónia é para lá de medonha, obras, filas de camiões como de Lisboa ao Algarve, anúncios a 24 horas de protituição, bosques lindos mas de bermas duvidosas e, muito após, eis - Poznan.

E ainda por cima: A diferença enre o euro e a moeda polaca - Zloty, moeda totalmente convertível ( 1 Euro = 4,0 Zloty) faz com que tudo seja muito barato. Uma refeição, equivalente a uma Pub Meal, custa em média 30 zlotys. Há rede multibanco e serviços de cartão de crédito. A cidade é muito segura.

Poznan, o berço do Estado Polaco, é a capital histórica da Grande Polónia - uma das regiões mais desenvolvidas economicamente no país. - Wielkopolski.Uma cidade linda cheia de cultura e tradição. O World Dog show decorreu nas fabulosas instalações da Feira Internacional de Poznan que todos os anos recebe mais de 30 salões e feiras.
.

A Praça Velha foi edificada em 1253 data da fundação de Poznan. Hoje é o local de eleição dos habitantes de Poznan e dos visitantes. Ainda que as origens da Câmara Municipal remontem a 1310, o "domus consolus", a "Casa dos Conselheiros" actual foi construída em 1555 pelo arquitecto italiano Jean Baptiste Quadro de Lugano a solicitação do Conselho Municipal. Este edifício erigido no centro da Praça Velha é uma pérola da arquitectura renascentista na Europa Central bem como um dos mais importantes e mais preciosos monumentos da cidade. Os baixos-relevos angulares das arcadas do rés-do-chão representam as virtudes em que se deveriam inspirar os regentes da cidade: a paciência, a prudência, o amor, a justiça, a fé, a esperança, a bravura e a sobriedade. A Câmara Municipal, acolheu até à II Guerra Mundial a sede do Conselho Municipal, acomoda, agora, o Museu da História da Cidade de Poznan.

Sem comentários:

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...