17 de setembro de 2006

Estante


Os cães são de Marte e os donos são de Vénus

Cães são de Marte Donos são de Vênus - Como entender o seu cão e fazê-lo feliz

Autor: Patricia McConnell
Tradução: Roberto Argus
Nº Págs.: 304
Preço: R$ 29,90
www.ediouro.com.br/prestigio

“Cães são de Marte Donos são de Vênus - Como entender o seu cão e fazê-lo feliz - é a tradução de “The Other End of The Leash” agora também editada pela Prestígio Editorial. Patrícia McConnel é uma das comportamentalistas mais respeitadas dos Estados Unidos. “Este é um livro para amantes de cães, mas não é apenas uma publicação sobre cães. É também sobre pessoas, como somos semelhantes aos nossos cães, e como somos diferentes deles”, comenta a autora.

A zoóloga deixa claro que a maioria dos conflitos entre as pessoas e os seus cães passa pela comunicação, sobretudo pela comunicação corporal. Os cães percebem mesmos os menores gestos mas interpretam-nos de acordo com o seu próprio código, o da sua linguagem e distinto do nosso. Por isso, ás vezes pequenos movimentos podem fazer toda a diferença na relação entre as pessoas e os cães. Um exemplo que deixa claro essas diferenças é o abraço. Enquanto que para os humanos abraçar um cão é uma demonstração de afecto, para o cão este gesto pode até ser uma agressão.
Após uma introdução sobre a biologia e a evolução dos homens e dos cães, cada capítulo aborda um tipo de sinal corporal específico e que emitimos constantemente, seja visual, sonoro ou gestual. Os exemplos são ilustrados com conflitos reais extraídos de situações reunidas em mais de 20 anos de experiência.

Patricia McConnell

Doutorada em zoologia, estudou o comportamento animal e a comunicação entre os treinadores profissionais e os animais domésticos. Lecciona “Biologia e Filosofia da relação Homem/Animais” na Universidade de Wisconsin-Madison e lidera o programa de rádio “Calling All Pets” em que dá conselhos sobre comportamento animal. Patricia assina os artigos de comportamento das famosas revistas americanas sobre cães - BARk magazine e a “The New Yorker Dog Magazine"). Tem três Border Collies, um Great Pyrenees, um gato e é criadora de ovelhas.

Sem comentários:

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...