12 de julho de 2006

Última Hora


Nova Equipa de Busca e Salvamento
A BARC é uma equipa de Busca e Salvamento com Cães e, e tal como as outras, têm por objectivo encontrar pessoas desaparecidas, por exemplo, em situações de catástrofe ou simplesmente por estarem perdidas. Muitas vezes, encontrar essas pessoas significa salvar-lhes a vida.
As equipas de Busca e Salvamento são constituídas por binómios: um guia e um cão. Estes dedicam o seu tempo livre a este projecto humanitário que é simultaneamente divertido e de grande responsabilidade.
O treino para a Busca e Salvamento consiste num jogo. Para o cão descobrir uma pessoa desaparecida (a vítima) significa poder brincar com ela. Esta brincadeira é um reforço positivo poderoso. Uma motivação extrema que o faz utilizar todas as suas capacidades e instintos para localizar a pessoa (a vítima), com quem vai brincar.
Ora como é que isto é possível? As partículas de odor humano são transportadas pelo vento. O cão capta estas partículas procurando o seu ponto de maior concentração. Assim que detecta este ponto marca -o ladrando e deste modo avisa o guia onde se encontra a vítima.
Embora este seja um jogo simples, há por detrás um enorme trabalho de fundo, que é da responsabilidade do guia, e que vai desde a preparação da boa condição física do cão, uma boa nutrição, bom equilíbrio emocional, até ao aumento progressivo da complexidade do treino de forma a preparar o cão para intervir numa situação real.
È por isso que para melhor desenvolver este trabalho, e que é tão importante, a BARC, tal como todas as outras equipas de Busca e Salvamento, precisa da sua colaboração como voluntário.
Colabore fingindo ser a vítima, disponibilizando locais para o treino tais como escombros, estaleiros de material pesado, fabricas desactiva, entre outros. Todas as ajudas são bem-vindas! Por isso já sabe se quiser colaborar, ou simplesmente assistir a um treino, contacte-nos.
e-mail:
barc.barc@gmail.com
Tel: 964652216.

Sem comentários:

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...