4 de agosto de 2010

Dor de cabeça

Já alguma vez pensou porque é que o pica- pau não fica com dores de cabeça?

O pica-pau quando esta “inspirado”  bate a cabeça, na madeira, cerca de 20 vezes por segundo!!  E para isso tem um conjunto de músculos, ossos e pálpebras que estão reforçados e lhe servem para proteger os olhos e o cérebro.
Os músculos, fortes e densos, do pescoço dão-lhe a força necessária para bater a cabeça repetidamente. No entanto, são os músculos extra da cabeça que verdadeiramente o protegem. Funcionam como um capacete para o cérebro que está confinado por esses músculos, diferentemente do cérebro humano .
Milisegundos antes de bater a cabeça o pica-pau contrai  os músculos do pescoço e  fecha a sua  grossa pálpebra, que age como um cinto de segurança para os olhos, – sem ela a retina poder-se-ia  romper  e o olho poderia saltar.
Estas medidas de segurança são especialmente úteis para os machos ques quando fazem a corte batem com a cabeça perto de 12 mil vezes num dia!!!
ÉLÀAA!!!

1 de agosto de 2010

Aromaterapia no Zoo

Os responsáveis do Jardim Zoológico de Paignton, em Devon, Inglaterra, decidiram recorrer a Aromaterapia e ás massagens para acalmar alguns dos animais em cativeiro. Na foto a Leoa Indu usufrui de uma almofada de feno polvilhada com hortelã-pimenta. A ideia partiu dos responsáveis de uma cadeia de lojas de produtos de saúde e beleza. “Quando Holland e Barratt nos fizeram a proposta, aceitamo-la de imediato”, afirmou ao Daily Mail, o porta-voz daquele parque zoológico.

A tratadora-chefe dos mamíferos, Julian Chapman, acrescentou: “Utilizamos uma grande variedade de recursos ambientais para estimular física e mentalmente os nossos animais. Muitos destes animais, sobretudo os grandes felinos, reagem bem aos cheiros, sejam estes de outros animais ou fragrâncias de ervas e flores”. As essências aromáticas também têm um uso veterinário. Ghislaine Sayers, veterinário do zoo explica: “Podemos misturar óleo de amêndoas com água e nebulizá-lo nos porcos ou nos primatas de pele seca. Se um macaco estiver constipado, podemos utilizar este spray ou impregnar uma toalha com a mistura e colocá-la num local onde ele possa cheirá-la, mas não alcançá-la”. 
O Jardim Zoológico de Paignton já recebeu diversos prémios por este trabalho, que promove  os comportamentos naturais dos animais, em cativeiro, e os estimula mental e fisicamente.

A few letters a day will keep my thesis on the way!

Gosto de provérbios! Penso sempre que posso ter um por dia... o bem que me faria! aqui fica um site cheio de artigos fora da box e muito in...